sexta-feira, 27 de junho de 2008

Resumo Cap 9 Sociologia

A outra parte de Thiago agora

Instituições Sociais

As Instituições Sociais são, mais ou menos, estruturas baseadas em regras e procedimentos comuns (padronizados); assim, tipo, temos a família; a MINHA família é um GRUPO social, enquanto a família brasileira em geral, com regras comuns a todas as famílias (tipo irmão não pode fazer sexo com irmã, respeitar os pais e etc.), é uma INSTITUIÇÃO social.

Temos lá uma empresa. Os funcionários dessa empresa formar um GRUPO social. Só q as normas q regem as relações entre eles são da instituição econômica.

Tb é bom lembrar q as instituições de nossa sociedade são interdependentes. O livro dá um exemplo sobre a abolição da escravatura: a escravidão era uma instituição, e quando ela foi dissolvida toda a sociedade foi alterada (família, Estado, economia, etc.)

Principais Tipos de Instituição: família, Estado, Igreja

Família: mesmo existindo a instituição família, cada grupo familiar tem suas próprias normas; a família é o primeiro grupo social em que o indivíduo convive e onde começa a se sociabilizar. É bom lembrar q o indivíduo desenvolve as características humanas eu um meio social, convivendo com outros humanos xD.

Estrutura familiar: quanto ao número de casamentos, a família pode ser monogâmica (cada homi com uma mulher e cada mulher com um homi) ou poligâmica (cada homi com mais de uma mulher ou cada mulher com mais de um homi); quanto à forma de casamento, a família pode ser: endogâmica (casamento dentro de um mesmo grupo/tribo)

ou exogâmico (predominante na sociedade, casamento com uma pessoa de outra classe, grupo, etc.)

Tipos de famílias: conjugal ou nuclear (marido, mulher e filhos) e consangüínea ou extensa (pai, mãe, filhos, sobrinho, primos, sogra, sogro, genro, nora, cunhado, cunhada, cachorro, papagaio, primos de 2º grau, tio-avô, tia-avó, tios, tias e mais gente!)

Funções da Família: SEXUAL (~~) ou REPRODUTIVA: dispensa comentários...

ECONÔMICA: assegurar os meios de subsistência de seus mebros

SEXUAL: fazer filho e satisfazer o desejo de sexo dos cônjuges

ECONÔMICA: garantir o sustento dos membros da família

EDUCACIONAL: transmitir à criança os valores e padrões da sociedade; fazendo isso, a família atua como o primeiro grupo a sociabilizar o kra

Papéis na família: antigamente, era o seguinte: a mulé cozinhava e cuidava da penca de filho q tinha enquanto o homi trabalhava fora; depois, o chefe da família deixou de ser apenas o homi, a mulher tbpassou a liderar a família, enquanto o homi tomou parte no serviço doméstico

Os divórcios tb aumentaram muito e mesmo a constituição se modificou para acompanhar o ritmo das mudanças familiares

Estado

Olha galera, o Estado é a instituição que controla nossa sociedade. A sua principal característica é q ele detém o MONOPÓLIO DA FORÇA LEGÍTIMA, isto é, ele pode usar a força para impor a orde,.

O poder e a autoridade central estão concentrados no Estado; ele é dividido em 3 poderes interdependentes: legislativo (elabora leis), executivo (executa as leis) e judiciário (julga quem não cumpre as leis). O Estado é composto por: território, população e instituições políticas (3 poderes e governo). Se liguem, pq Estado governo e nação não é a mesma coisa.

Estado nós sabemos o q é, é a insituição; nação é um grupo enorme de pessoas unidas por tradições, cultura, idioma e etc. em comum; governo é o grupo de pessoas q age em nome do Estado. As formas de governo são: república (exercido por representantes do povo eleitos pela população), que pode ser parlamentarista (povo escolhe parlamentares e estes escolhem o presidente) e presidencialista

presidencialista é quando o povo escolhe o presidente

A outra forma de governo é a monarquia, onde uma pessoa (rei/rainha) detém o poder, q é hereditário. Atualmente, nas monarquias os reis têm apenas um papel simbólico, sendo o poder exercido pelo Parlamento.

Igreja

Todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. Tanto q o livro considera a religião como um fato social universal. A religião também tem um papel social indispensável, pq segundo o livro cada povo tem na religião um fator de estabilidade social. Geralmente, as religiões têm um lugar de culto (igreja, sinagoga, templo, mesquita, etc.).

A principal diferença entre a religião e as outras instituições é q elas surgiram das necessidades físicas do homem, enquanto a religião não tem sua origem em uma necessidade material específica. A forma como a religião se expressa varia muito de sociedade para sociedade.

Com a industrialização (percebam a importância desse fenômeno na sociedade!!!!) e a mudança de pensamento da sociedade em geral, algumas religiões tiveram q se modificar para acompanhar esse ritmo de mudanças. Por exemplo, surgem movimentos em certas igrejas para lutar contra as desigualdades sociais.

Ainda assim, existem grupos mais conservadores que se apegam à tradição e enfatizam a atividade missionário e a salvação da alma. O livro tb diz q as religiões surgem para preencher o vazio deixado pela ilusão das falsas ideologias.

O livro tb diz q a religião terá q se modificar no futuro, para acompanhar a transformação de uma sociedade q, teoricamente, n ouvirá o q a religião diz sem questionar.



Outro super obrigado pra thiago, nota 10 pra ele.

Nenhum comentário: