sexta-feira, 27 de junho de 2008

Resumo Cap 1 Sociologia

Agora o Cap 1 e em breve o nove

mais um presente do ilustríssimo Thiago

Conceitos Sociais

Pra se estudar sociologia, têm-se q ter uma noção dos conceitos sociais básicos, ligados à convivência social;

- contato social (comunicação): pode ser primário (pessoalidade, tipo, vc conhece a pessoa, como um contato entre amigos e parentes) ou secundário (tipo quando vc pergunta as horas pra uma pessoa ou conversa com alguém na fila pra comprar ingresso pro jogo do Bahia xD)

- isolamento social: pode ser de ordem social (como, por exemplo, o preconceito sofrido por um indivíduo; na sociedade atual predomina o preconceito sócio-econômico) ou de ordem pessoal (por exemplo quando o sujeito é tímido:$);

- interação social, que pode ser: pessoa x pessoa; pessoa x grupo; e grupo x grupo;

- relação social, que é a forma q a interação assume, meio que o tipo de relação;

- processo social: é quando um grupo de pessoas querem mudar alguma coisa; pode ser associativo (cooperação, acomodação e assimilação) ou dissociativo (competição, q é uma coisa normal, e conflito, q acontece quando o kra burla as normas da competição, utilizando-se de meios ilícitos);

Karl Marx

Esse sujeito defendia q quem controlasse os meios econômicos (meios de produção) iria dominar a sociedade.

Ele defendia a divisão do trabalho e q ocorreria a luta de classes (operariado x patrões). Foi considerado o fundador do socialismo científico.

Emile Durkhein

Esse cara tinha um teoria mais determinista, falava q o homem não pode mudar o meio e q o indivíduo se subordinaria ao grupo. Ele dizia q o indivíduo pode cumprir as normas de 2 formas (mais ou menos assim!!!!): mecânica (age mecanicamente) e orgânica (quando o kra assimila os preceitos do grupo).

Ele falava q a sociedade poderia estar normal (quando o kra comete crime é punido) ou anômica (quando a lei é desrespeitada mas não tem nenhuma punição). Percebam q o Durkhein é mais ou menos determinista, com essa teoria de q o homem n pode modificar o meio.

Max Weber

Weber tinha algumas diferenças de pensamento em relação a Durkhein. Enquanto Durkhein falava q o indivíduo n pode mudar o meio, Weber dizia q o homem poderia mudar a sociedade (individualismo).


Weber tbdizia q a dominação poderia ser tradicional (tipo eu mando e vc obedece), carismática (o kra q tem mais carisma manda na galera, tipo o q Tito fez na Iugoslávia), ou racional (pea razão, pelas leis, tipo a Consituição fala q o presidente manda então ele manda!!!)


racional quanto aos valores (envolve ética); racional quanto aos fins (o kra tem q saber os limites do q o grupo pode oferecer).

Exemplo de ação social

vc me diz q tá com dúvida e pede pra eu fazer um revisão

eu faço pq gosto de vcs

então é uma ação social afetiva

Agora eu vou retomar uma dúvida de Matheus Lima lá do moceço, sobre a definição de sociologia. Mas pro nosso contexto de estudo, essa dúvida pode ser expandida tb para Ciências Sociais, o objetivo e o objeto de estudo da sociologia. Essa dúvida dele é fundamental para se compreender bem o assunto, e eu tb n axo essa parte muito fácil, portanto se liguem!!!

A sociologia é uma ciência social que estuda o ser humano em suas relações sociais, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o ser humano e a ação social em suas diversas dimensões (o livro fala assim).

No começo, na época da Idade Antiga, os fenômenos sociais eram explicados geralmente com mitos e lendas de deuses e heróis; depois, na Idade Moderna, a FILOSOFIA e a RELIGIÃO atuavam muito para explicar o q acontecia na sociedade.

No período renascentistas, surgiram alguns pensadores q buscavam exlplicar esses fenômenos sociais de um modo mais fiel, realista. Um dos kra q fez isso foi Thomas Hobbrd, autor da obra Leviatã. Tb teve um kra chamado Vico q falou q "... o mundo social é, com toda certeza, obra do homem..."

Depois de Vico, veio Jean-Jacques Rosseau, q disse q o homem nasce puro, a sociedade o corrompe.

ah galera

bb me lembrou um negócio sobre durkhein

sobre o estudo dos fatos sociais

durkhein fez isso tb

Jean-Jacques Rosseau afirmou q o homem nasce puro, mas a sociedade o corrompe. Depois dele, teve um kra de nome Augusto Comte, o pai da sociologia, e Durkhein, q fez a sociologia ser considerada uma ciência. O aspecto mais importante dos estudos de Durkhein foi a análise dos fatos sociais.

Na Idade Contemporânea e com o advento da Revolução Industrial, a sociedade passou por mudanças profundas; essas mudanças impulsionaram a sociologia a analisar os problemas dessa nova estrutura social, como: drogas, marginalização, violência, desagregação familiar, dentre outros. O método q a sociologia usa para investigar essas parada é a pesquisa cinetífica.

Nenhum comentário: